Reprogramação de ECU

reprogramação consiste em alterar e otimizar os parâmetros de funcionamento do motor, nomeadamente a injeção de combustível e a pressão do turbo. É realizada alterando os mapas gravados na EPROM da ECU (Electronic Control Unit), de forma a obter maior performance, menores emissões poluentes ou redução de consumos.

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Estágios

Cada estágio corresponde a um conjunto de peças específicas que aumentam de forma gradativa a performance do veículo.

Stage 1

  • Remapeamento da ECU

Stage 2

  • Remapeamento da ECU
  • Substituição do Downpipe

Stage 3

  • Remapeamento da ECU
  • Substituição do Downpipe
  • Substituição do Turbo

O Stage 1 é o mais básico, normalmente procurado para aqueles que não querem tirar a originalidade do carro. Portanto, ela pode ser instalada isoladamente, não se fazendo necessária outras grandes modificações no carro. Este stage consegue extrair mais potência do motor original, não colocando-o em risco.

Também pode trazer outros benefícios, como destravar os limitadores de torque e de velocidade.

O Stage 2 seria o nível intermediário dos Stages, que traz além de um ganho maior de potência e o destravamento dos limitadores, requer alguns itens adicionais. Como por exemplo, alguma modificação no sistema de captação de ar, downpipe, velas, blow-off, entre outros.

Normalmente procurado por aqueles que já possuem algumas dessas alterações instaladas, porém não obtiveram o resultado esperado. Evoluindo exponencialmente o ganho de potência.

Já o Stage 3, que corresponde ao nível mais alto de customização, possui além das modificações do Stage 3, algumas outras mais pesadas. Por exemplo, turbinas, freios, polias, combustível de corrida, entre outras modificações.

Este stage é recomendado apenas para uso em pistas, pois o uso demasiado do motor neste remap provocará um desgaste prematuro do motor. Tornando-o pouco confiável, que exige revisões e reparos regulares.

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Selecione uma marca abaixo para ver os modelos de veículos:

REMAP x PIGGYBACK

REMAP

REPROGRAMAÇÃO NA E.C.U

REMAP é a reprogramação direta na central eletrônica, alterando os parâmetros da calibração.
Este método é feito através de dois modos: via toma de diagnóstico OBD ou em alguns casos deverá ser feito diretamente na central.
REMAP possui alguns benefícios que o Piggyback não tem:
  • Retira o limitador de velocidade;
  • Corta os sinais da segunda sonda eliminando avarias na injeção caso seja instalado um downpipe menos restritivo;
  • Por ser uma alteração direta no software, o veículo apresenta uma performance levemente melhor do que no piggyback.
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PIGGYBACK

CHIP / MÓDULO DE POTÊNCIA

PIGGYBACK é um módulo externo que vai interceptar os sinais emitidos pelo seu motor, vai alterar estes sinais e logo em seguida irá remeter estas informações modificadas para a ECU.
Essas alterações feitas pelo piggyback fazem com que a ECU dite novos parâmetros de funcionamento ao motor (maior pressão de turbo, compensação de combustível, ponto de ignição, etc), o que ao final resulta em ganho de potência e torque.
PIGGYBACK possui alguns benefícios que o Remap não tem:
  • O módulo Piggyback pode ser reaproveitado em outros veículos;
  • Não deixa rastros no software, central e nem no hardware do motor, o que torna ideal para carros ainda em garantia;
  • Os módulos de condução (ECO/SPORT/RACE) podem ser alterados via bluetooth* pelo aplicativo do celular.

Downpipe

Um downpipe é uma parte do sistema de escape que conecta a saída do turbo ao catalisador. Portanto, se o formato e a taxa de fluxo puderem ser melhoradas, o turbo ganhará um pouco mais de potência. Uma vez que ele se tornará mais rápido e extrairá um pouco mais de potência do escapamento em RPM máximas.

A melhor razão para comprar um downpipe é que o ganho de desempenho é perceptível em uma ampla gama de RPMs. Embora seja geralmente aceito que a instalação dele adicione “apenas” 10 a 20 cavalos de potência. No entanto, esse ganho é perceptível sempre que o turbo estiver engatado. Isso resulta em um grande aumento no desempenho.

Diferentes estilos de downpipes produzem resultados diferentes. Quanto maior a separação entre o gás na válvula wastegate e o escape, mais suave é o fluxo geral de exaustão, devido à combustão.

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