Reprogramação de ECU
A reprogramação consiste em alterar e otimizar os parâmetros de funcionamento do motor, nomeadamente a injeção de combustível e a pressão do turbo. É realizada alterando os mapas gravados na EPROM da ECU (Electronic Control Unit), de forma a obter maior performance, menores emissões poluentes ou redução de consumos.
Stage 1
- Remapeamento da ECU
Stage 2
- Remapeamento da ECU
- Substituição do Downpipe
Stage 3
- Remapeamento da ECU
- Substituição do Downpipe
- Substituição do Turbo
O Stage 1 é o mais básico, normalmente procurado para aqueles que não querem tirar a originalidade do carro. Portanto, ela pode ser instalada isoladamente, não se fazendo necessária outras grandes modificações no carro. Este stage consegue extrair mais potência do motor original, não colocando-o em risco.
Também pode trazer outros benefícios, como destravar os limitadores de torque e de velocidade.
O Stage 2 seria o nível intermediário dos Stages, que traz além de um ganho maior de potência e o destravamento dos limitadores, requer alguns itens adicionais. Como por exemplo, alguma modificação no sistema de captação de ar, downpipe, velas, blow-off, entre outros.
Normalmente procurado por aqueles que já possuem algumas dessas alterações instaladas, porém não obtiveram o resultado esperado. Evoluindo exponencialmente o ganho de potência.
Já o Stage 3, que corresponde ao nível mais alto de customização, possui além das modificações do Stage 3, algumas outras mais pesadas. Por exemplo, turbinas, freios, polias, combustível de corrida, entre outras modificações.
Este stage é recomendado apenas para uso em pistas, pois o uso demasiado do motor neste remap provocará um desgaste prematuro do motor. Tornando-o pouco confiável, que exige revisões e reparos regulares.
REMAP x PIGGYBACK
REMAP
REPROGRAMAÇÃO NA E.C.U
PIGGYBACK
CHIP / MÓDULO DE POTÊNCIA
Downpipe
Um downpipe é uma parte do sistema de escape que conecta a saída do turbo ao catalisador. Portanto, se o formato e a taxa de fluxo puderem ser melhoradas, o turbo ganhará um pouco mais de potência. Uma vez que ele se tornará mais rápido e extrairá um pouco mais de potência do escapamento em RPM máximas.
A melhor razão para comprar um downpipe é que o ganho de desempenho é perceptível em uma ampla gama de RPMs. Embora seja geralmente aceito que a instalação dele adicione “apenas” 10 a 20 cavalos de potência. No entanto, esse ganho é perceptível sempre que o turbo estiver engatado. Isso resulta em um grande aumento no desempenho.
Diferentes estilos de downpipes produzem resultados diferentes. Quanto maior a separação entre o gás na válvula wastegate e o escape, mais suave é o fluxo geral de exaustão, devido à combustão.